quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AVIÃO NÃO TRIPULADO DO EB FAZ A SUA 1ªMISSÃO

Caros irmãos d’armas

Mais uma vez o Exercito defende os interesses econômicos do Brasil e do povo brasileiro, aplicando o conhecimento nacional para produzir tecnologia BRASILEIRA com técnicos exclusivamente brasileiros.

Parabéns aos Adesguianos que acompanham o desenvolvimento tecnológico do nosso país fazendo o CURSO de ESTUDOS de POLÍTICA e ESTRATÉGIA - CEPE - ou CEPEG, que realizam viagens de estudo após a entrega de seus “Trabalhos de Grupo”.

Parabéns a todos os integrantes da Viagem de Estudo realizado pelo 47ºCEPEG - POA – 2010, período de 17 a 24 Out 2010, no Eixo Rio-SP, que na cidade de São Jose dos Campos-SP visitaram, entre outras grandes Industrias o IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) e FLIGHT TECNOLOGIES, uma nova empresa, construtora dos VANT que o Exercito encomendou a nossa Industria Aeronáutica.

Parabéns aos técnicos brasileiros, pois mesmo sem apoio do governo por falta de Políticas para o setor técnico continuam a produzir produtos de 1º mundo.

Abaixo retransmito uma mensagem a mim enviada.

Abraço fraterno

Castello Branco

Três anos após experiências de uso de aeronaves não tripuladas na missão de paz no Haiti, o Exército fez ontem o primeiro teste em larga escala de seu Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), em uma missão simulada de defesa do território nacional.

Ele é um avião de controle remoto usado para reconhecer terreno e identificar alvos para armas de artilharia, segundo o major Ademir Rodrigues Pereira, do CTEx (Centro Tecnológico do Exército).

Ontem três Vants simularam este trabalho no Exercício Agulhas Negras, a maior manobra realizada pelo Exército no Sudeste em 2010. Nela, 4.500 militares simularam a defesa da região contra um hipotético exército de invasão estrangeiro.

Diferente da Polícia Federal, que comprou um Vant produzido em Israel para patrulhamento de fronteiras, o avião do Exército foi desenvolvido no Brasil.

O primeiro projeto começou em 2004 e foi coordenado pelo Ministério da Defesa.

Mas, no início de 2007, o Vant ainda não estava pronto para missões reais.

Por isso, as tropas brasileiras da ONU adaptaram câmeras de vídeo em aeromodelos para sobrevoar a favela de Citè Soleil -- que abrigava o último grupo rebelde do Haiti.

Os aviões fizeram dezenas de missões de identificação de atiradores, barricadas e fossos antitanque.

"Eles tinham também um compartimento acionado por controle remoto que usávamos para jogar panfletos de propaganda que davam avisos e explicavam para a população o trabalho da ONU", disse o coronel da reserva Cláudio Barroso Magno, que comandou do batalhão brasileiro da ONU no Haiti.

Esses aviões "artesanais" não possuíam grande autonomia de vôo ou sistemas de GPS e de piloto automático.

"Não eram aviões operacionais militares. Nós os usávamos para obter um resultado psicológico, para eles [rebeldes e criminosos] saberem que os estávamos observando", disse o General Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante da Segunda Região Militar.

Segundo ele, a primeira geração do Vant desenvolvida pelo Exército ficou pronta ainda em 2007 e exemplares chegaram a ser usados em testes no Rio Grande do Sul e também no Haiti -- porém, quando não havia mais grandes combates no país.

VT-15

Já a nova geração do Vant, batizada de VT-15 e usada ontem, começou a ser desenvolvida em 2008 pelo CTEx com a empresa ACS.

"Há uma variedade muito grande de Vants no mercado internacional, é possível comprar, mas também nos interessa o desenvolvimento tecnológico, para que não haja dependência", disse o general Santos Cruz.

O desempenho do Vant na missão será avaliado. Se o resultado for bom, o Exército pode começar a produzi-lo em escala.


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