domingo, 26 de setembro de 2010

PARA DESOPILAR - A REALIDADE BRASILEIRA.

Em algum lugar neste país ( Brasil ), um prédio de quatro andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível.

Todas as pessoas das dez famílias de Sem-teto, que haviam invadido o
andar, faleceram no incêndio.

No
andar, todos os componentes das doze famílias de retirantes, que viviam dos proventos da "Bolsa Família", também não escaparam.


O
andar era ocupado por quatro famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido político influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram.


No 4º andar viviam engenheiros, professores, empresários, bancários, vendedores, trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.


Imediatamente o "Presidente da Nação" e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o "Chefe do Corpo de Bombeiros" explicasse a morte somente dos cumpanheiros e porque somente os moradores do andar haviam escapado.


O Chefe dos Bombeiros respondeu:

- "Eles não estavam em casa - estavam trabalhando..
.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ARMAS EM FUNERAL - Gen Div R/1 Roberto de PESSOA.

Com muito pesar tomamos conhecimento do falecimento do Gen Div R/1 Roberto de Pessoa, Paraquedista 001, do Exército Brasileiro. Acometido de um infarto na cidade do Rio de Janeiro.

Aos seus familiares e amigos os nossos sentidos pêsames desejando que o G.A.D.U. o tenha recebido com a Guarda de Honra.

"Os velhos soldados não morrem, apenas desaparecem!"

Abraço fraterno

Castello Branco

Segue noticiário pertinente.

ROBERTO DE PESSOA (1910-2010)

O paraquedista brasileiro nº 1

ESTÊVÃO BERTONI

DE SÃO PAULO

Em 1936, o paraibano Roberto de Pessoa foi enviado à Olimpíada de Berlim, na Alemanha, sem a obrigação de voltar com uma medalha.

À época tenente do Exército brasileiro, tinha como missão observar o treinamento dado aos atletas alemães e trazer as mesmas técnicas.

Seu trabalho de "espionagem" ficaria mais fácil se ele tivesse acesso aos governantes alemães, pensou. Por isso, arrumou uma credencial de imprensa e conseguiu entrar, durante os jogos, na tribuna onde estava Hitler.

Apertou a mão do líder nazista e foi apresentado ao ministro dos Esportes do país. Acabou tendo acesso à academia de esportes alemã.

Foi durante essa missão que Roberto se encantou ao ver os paraquedistas. Quis fazer o curso, mas teve o pedido negado. Deixaram-no fazer o curso de planadores.

De volta ao Brasil, ajudou a desenvolver as práticas de educação física usadas nos treinamentos do Exército.

Quando a Segunda Guerra estourou, e o Brasil se opôs aos nazistas, Roberto pediu para treinar com os paraquedistas norte-americanos. Em 1944, concluiu o curso - e retornou como o primeiro paraquedista militar do país.

Nos anos 50 e 60, comandou um batalhão de infantaria paraquedista. Chegou a general de divisão.

Ontem, após um infarto, morreu aos cem, no Rio. Teve seis filhos (dois são coronéis paraquedistas), 11 netos e uma bisneta. O velório será a partir das 12h de hoje, no Museu Aeroterrestre, no Rio. Segundo a família, o enterro acontecerá na segunda, às 15h, no cemitério Jardim da Saudade, também no Rio.

Fonte: Folha de São Paulo

Primeiro paraquedista militar do Brasil morre aos 100 anos.

Oficial fez cursos de especialização em educação física na Alemanha Nazista, mas foi treinado em Fort Benning, nos Estados Unidos

GENERAL ROBERTO DE PESSÔA 1910 - 2010

O primeiro paraquedista militar do Brasil, general Roberto de Pessôa, morreu na madrugada de ontem no Rio, onde morava. Tinha 100 anos e um orgulho: o de ter inspirado a criação da mais poderosa força especial do Exército Brasileiro, a Brigada de Infantaria Paraquedista.

A ligação do general Pessôa com a tropa aerotransportada teve início na Alemanha, em 1936, sob o regime nazista. O oficial brasileiro, então com 26 anos, era tenente especializado em educação física e fora enviado a Berlim para aprender, e depois adaptar às condições do Brasil, as avançadas técnicas de treinamento militar praticadas pela Wermach, o conjunto das forças terrestres alemãs.

Visitando um centro de instrução nos Alpes, o tenente Roberto de Pessôa acompanhou "com fascínio e entusiasmo", como escreveu no regresso ao Rio, o adestramento dos batalhões de elite do exército alemão. "A possibilidade de levar a tropa pelo ar e lançá-la diretamente sobre o teatro de operações representa um notável fator multiplicador da capacidade", disse em seu relatório.

Estavam em andamento os Jogos Olímpicos de Berlim. Pessôa tentou inscrever-se no curso de paraquedistas do III Reich. Embora tenha sido aprovado na série de testes de aptidão física, foi vetado - a administração nazista já concentrava recursos na formação dos seus próprios combatentes. Conseguiu, entretanto, o registro na Escola de Planadorismo. Pela proximidade, acompanhou boa parte do ciclo dos paraquedistas. Prolongando sua estada na Alemanha, passou pela rigorosa Academia de Esportes do III Reich. As disciplinas aprendidas e trazidas por ele para o Brasil ainda são empregadas no Exército.

Todavia, a meta de criar a infantaria paraquedista no País ainda estava por ser atingida. Em 1944, em plena 2.ª Guerra Mundial, Pessôa negociou uma vaga em Fort Benning, onde o governo dos Estados Unidos treinava o contingente aerotransportado. Em outubro ele recebia a insígnia da tropa - o primeiro militar brasileiro preparado nessa modalidade de operação. Durante a invasão da Normandia, Pessôa estava lá, agregado à seleta 101.ª Divisão Aerotransportada. No Brasil, depois de arregimentar e selecionar voluntários para Fort Benning, encerrou a carreira em 1966, como comandante do Batalhão de Infantaria Santos Dumont, no Rio.

Fonte: O Estado de São Paulo

sábado, 18 de setembro de 2010

PARA DESOPILAR - DESABAFO DE UM BOM MARIDO.

DESABAFO DE UM BOM MARIDO
Luís Fernando Veríssimo

Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica.
Então ela disse: 'Nós temos Muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar'.
Daí comprei pra ela uma cadeira elétrica.

Eu me casei com uma mulher cujo sobrenome é "Certa". Só não sabia que o primeiro nome dela era "Sempre".

Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.
Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha. Ela perguntou: 'O que tem na TV?' E eu respondi: 'Poeira'.


No começo Deus criou o Mundo e descansou.
Então, Ele criou o homem e descansou.
Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso.


Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer.
Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu Olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa.
Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei, dizendo:
"- Quando você terminar de cortar a grama," "você pode também varrer a calçada."
Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida.


"O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido..."

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PARA REFLEXÃO - UM TEXTO QUE GOSTARIA DE TER TIDO INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER.

Prezado amigo

Eis um texto que poderia ter sido escrito por qualquer brasileiro que ama sua Pátria e que admira a sua FFAA, aqui o divulgamos em HOMENAGEM ao DIA DA PÁTRIA.

Não nos esqueçamos que O MILITAR não serve a governos, mas sim, ao ESTADO, e à PÁTRIA.

O MILITAR não obedece a Políticas de Partidos, ele DEFENDE a manutenção do ESTADO DEMOCRÁTICO, SOBERANO e UNO.

Somos como uma trincheira inexpugnável estaremos sempre prontos a defender a liberdade, as instituições, a nossa soberania e o Estado Democrático.

Abraço fraterno

Castello Branco

UM TEXTO QUE GOSTARIA DE TER TIDO INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER...

Uma tradução livre e adaptada de um texto muito sensibilizador:

É o Soldado ...

É o soldado, não o Presidente,

Quem nos dá democracia;

É o soldado, não o Congresso,

Quem cuida de nós;

É o soldado, não jornalista,

Quem nos garante a liberdade de Imprensa;

É o soldado, não o Poeta,

Quem nos desperta a liberdade de expressão;

É o soldado, não os sindicatos,

Quem nos garante a liberdade de manifestação;

É o soldado quem cultua a Bandeira,

Quem por ela se bate,

Quem acaba em um ataúde por ela coberto,

Enquanto outros a ignoram e a maculam.

Pe. Dennis O'Brien,

Capelão do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ATIVIDADE CÍVICA - DESFILE DE 07 SETEMBRO.

AV/53ºBIS abre o desfile cívico militar de 07 de setembro.



Associação de Veteranos aguardando o inicio do desfile




Bloco do AV/53ºBIS aguardando na concentração


Grupamento da AV/53ºBIS momentos antes da revista


Como nos anos anteriores a ASSOCIAÇÂO DE VETERANOS DO 53ºBIS, abriu o desfile cívico militar do Dia da Independência.

Constituindo um bloco no 53ºBIS, associados da Associação de Veteranos, deram inicio ao desfile cívico militar do Dia da Pátria. Por todo trajeto, mais uma vez arrancaram aplausos da população que lotava as laterais e as arquibancadas da pista de desfile, localizada na avenida Getúlio Vargas, na orla da cidade. Participaram desse evento os seguintes associados: Oficiais – Cap QAO Rfm Alfredo Cândido Castello Branco e Cap Inf Temp Luiz Miguel Rodrigues Lobo; Praças – 3ºSgt QE Res Antonio de Souza Leitão, Antonio José da Silva, César de Sousa Teles, Francisco José dos Santos, Lindomar José dos Santos, Manoel Valter Lopes dos Santos, Manuel José Farias Teixeira, Raimundo Teixeira Barata e Zilmo da Silva Guimarães; 3ºSgt Lic Inf Bartolomeo de Sousa Monte Cabos QE Res Francisco de Sousa Fontinele, Tiago Sima de Morais, Ubirajara Carvalho de Souza, Cabos Lic Milton César Barbosa Braz e Francisco das Chagas Cruz Bezerra; Soldados Ref Raimundo Vieira da Silva, Soldado Lic Carlos Alberto Maciel da Silva e Edvaldo Marinho Pedroso.

ATIVIDADE CÍVICA – DIA DO SOLDADO.

Comemoração do Dia do Soldado no 53ºBIS.



No dia 25 de agosto último, como parte das comemorações do Dia do Soldado no pátio de formaturas “Ten Aguiar” foi realizada a tradicional formatura em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, o “Duque de Caxias”.

Na oportunidade foram entregues aos militares que satisfizeram os índices regulamentares para habilitação as seguintes condecorações: Mérito Militar, Mérito Amazônico, Corpo de Tropa e Marechal Osório, assim como, certificados e a medalha para os conscritos que na atual incorporação se destacaram como o “Melhor Atirador Combatente”, “Melhor Aptidão Física” e “Melhor Combatente de Selva”.

O Sr. VALMIR CLIMACO DE AGUIAR e o Ten Cel Marcos Aurélio ZENI, respectivamente Prefeito do Município e Comandante do BIS, postaram aos pés do busto do insigne Patrono, uma coroa de flores.

O contingente incorporado no presente ano prestou perante o Pavilhão Nacional o honroso compromisso de defender a Pátria.

Estiveram presentes a solenidade, além do Prefeito do Município, amigos do Batalhão, familiares e convidados dos militares e uma representação da AV/53ºBIS composta do Cap QAO Rfm Alfredo Cândido CASTELLO BRANCO; 3ºSgt QE Res ANTONIO José da Silva, César do Sousa TELES, Francisco de ARAÚJO Rodrigues, Manoel Valter LOPES dos Santos, Manuel José Farias TEXEIRA, Pedro dos Santos LEAL, Raimundo dos Santos BARATA, ZILMO da Silva Guimarães; 3ºSgt Lic BARTOLOMEO de Sousa Monte; Cabo da Res Francisco de Souza FONTENELE, TIAGO Sirma de Moraes, Sd Lic Carlos Alberto MACIEL da Silva e Edvaldo Marinho PEDROSO.

Após a realização de um culto ecumênico, foi oferecido aos militares participantes um almoço de confraternização, nas dependências da garagem da Cia de Apoio e Serviços.



sábado, 4 de setembro de 2010

PARA CONHECIMENTO - COMUNICADO Nº 211 - CAP R/1 JAIR BOLSONARO.

Prezados associados

Aqueles militares que acham que o nosso FUSEX não está bom e tem algumas falhas gritantes, mas é nosso, e desejam melhores condições de atendimento de saúde DEVEM votar na DILMA que fará com todos os militares aquilo que o seu lula vem pregando há muitos anos que é a igualdade de atendimento pelo SUS.

os familiares e o próprio militar vai ver como é bom ir para a fila do SUS pegar senha de madrugada para ser atendido não sei quando.

Pelo que se sabe e o Bolsonaro afirma o SERRA não vem de "RELHO" contra os militares como estão divulgando na caserna.

Vamos votar no menos pior e no menos perigoso para o destino do Brasil e das FFAA.

Reflita, pense, ainda dá tempo de reverter essa situação. Basta cada um fazer a sua parte.


Nós somos uma força eleitoral muito grande.

Abraço fraterno

Castello Branco


Assunto: COMUNICADO N° 211
Enviada: 03/09/2010 01:28

BOLSONARO

COMUNICADO Nº 211

Brasília, 02 setembro de 2010.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
MILITARES DEMISIONÁRIOS / INDENIZAÇÃO
MÉDICOS / RESIDÊNCIA / PL

Com o vazamento da proposta de criação de previdência universal, com aposentadoria aos 70 anos de idade para todos, é possível antever o que podem esperar os militares e os servidores civis, no caso de eleição da candidata Dilma.

O PT, com maioria na Câmara já praticamente assegurada, investe, agora, no Senado para implantar, “em nome do povo”, seu projeto de tornar “todos iguais”. Lula têm enorme popularidade entre os pobres enganados pelo bolsa-família, assegurando o voto de cabresto que permitirá sua candidata, se eleita, nos aproximar ainda mais das políticas de governos como Chaves, Castro e Ahmadinejad.

Em caminho inverso, o candidato José Serra, em 27 de agosto, dirigindo-se aos presentes no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, afirmou que, caso eleito, não desvinculará os proventos/pensões da remuneração dos militares ativos. (Vídeo 40s).

Apelo a todos que me acompanham pelo Brasil, ao longo destes meus 20 anos de deputado federal, para que não só votem, mas trabalhem nestes 30 dias que antecedem as eleições e que, em 3 de outubro, fiquem de “plantão”, das 08h00 às 17h00, em seus locais de votação, pedindo, de forma discreta, votos para os candidatos anunciados na página www.militares2010.com.br pois, só assim, poderemos de fato mostrar nossa união elegendo uma bancada capaz de impedir dias piores para nós e para o nosso País.

Juntos, Cap Bolsonaro no RJ, Cel Sparta no RS, ST J. Ricardo em GO, Cel Arno em SC, Cel Júlio em SP, Sgt Henrique no DF, Maj Carrijo no PR, TC França em MG, TC Paulo Cesar em PE, TC Paulo Bastos no PA, dentre outros, poderemos ser a vanguarda de uma bancada responsável com os destinos do nosso País.

Há algum tempo venho chamando a atenção para o grande número de militares de carreiras demissionários das Forças Armadas. Normalmente são profissionais de grande capacidade que, desmotivados pela baixa remuneração e perspectivas das carreiras, terminam prestando concurso para outras áreas do serviço público.

Fui procurado por diversos desses militares que se consideram injustiçados com o entendimento do Exército sobre a cobrança pelos gastos com os cursos realizados em períodos inferiores a cinco anos contados de suas demissões. Por se tratar de matéria de competência privativa do Presidente da República, apresentei a Indicação Legislativa n° 6.268/2010 visando buscar uma solução para o assunto. Mais uma vez, o Comandante do Exército mostrou-se sensível e, consoante o aspecto legal da proposta, editou a Portaria 694, de 10/08/2010, conforme consta no Ofício nº 479-A/4-AL, de 26/08/2010.

Anualmente, o Exército recruta jovens profissionais de saúde recém formados para a prestação do serviço militar obrigatório que, no caso dos médicos, quase sempre são destacados para regiões inóspitas. Apesar do caráter meritório da convocação, entendo que, no mínimo, deva haver alguma vantagem para esses jovens que certamente sofrem prejuízos com a sua incorporação e por isso apresentei projeto de lei (PLC 90/2010), recentemente aprovado no Congresso, para assegurar pontuação extra em provas de seleção para residência médica.

LINKS:
-Vídeo 40s
-Indicação Legislativa n° 6.268/2010
- Ofício nº 479-A/4-AL, de 26/08/2010
- PLC 90/2010


Atenciosamente,

Cap R/1 JAIR BOLSONARO – Deputado Federal
Tel. (21) 3350-2841 – E-mail: dep.jairbolsonaro@terra.com.br
www.bolsonaro.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DMI - Distintivo de Militar Inativo - Portaria Ministerial nº 778 de 24 Ago 2010.

Prezados amigos

Transcrevo a Portaria nº 778 de 24 de agosto de 2010 do Sr Comandante do Exército para conhecimento e providencias se for o caso.
Outrossim informo que os interessados poderão adquirir seus dsistinvos entrando em contado com o Tesoureiro da Associação.

Abraço fraterno.
Castello Branco


PORTARIA Nº 778, DE 24 DE AGOSTO DE 2010.

Institui e autoriza o uso do Distintivo de Militares

Inativos do Exército Brasileiro para os militares da

reserva remunerada e reformados.

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso XIV do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, ouvidos o Estado-Maior do Exército e a Secretaria-Geral do Exército, resolve:

Art. 1º Instituir o Distintivo de Militares Inativos do Exército Brasileiro (DMI), conforme modelo anexo a esta Portaria, para uso dos militares da reserva remunerada e reformados do Exército Brasileiro (EB). Parágrafo único. O DMI têm a seguinte descrição: escudo metálico, com trinta milímetros de diâmetro, extremidades terminadas em oito pontas, recordando uma estrela estilizada; campo partido em dois, à direita em vermelho e à esquerda em azul-celeste, cores representativas do Exército Brasileiro; campo do escudo carregado com a insígnia designativa do posto ou graduação, em suas cores, com as seguintes características: quando representativa de oficial-general, ostentará o distintivo e a insígnia correspondentes; quando representativa de oficial e praça, apresentará a insígnia do posto ou graduação, encimada pelo símbolo do Exército.

Art. 2º O DMI destina-se a identificar e a distinguir o militar inativo do EB da reserva remunerada e reformados.

Art. 3º O DMI é um símbolo individual exclusivo dos militares inativos do EB, de uso facultativo, para ser aposto sobre traje civil compatível, no interior de organização militar (OM) do EB, de conformidade com o estabelecido nesta Portaria.

§ 1º Poderá ser ostentado, em ocasiões especiais, no âmbito externo das OM do EB, no comparecimento a cerimônias cívicas ou a atos sociais solenes.

§ 2º Fica autorizado o uso rotineiro do DMI pelo prestador de tarefa por tempo certo em seu respectivo local de trabalho.

§ 3º O uso do DMI restringe-se aos trajes civis de gala, rigor, passeio completo, passeio e esporte fino, admitindo-se, neste último traje, o uso da camisa de manga curta.

§ 4º O DMI deverá ser posicionado no quadrante superior esquerdo da camisa, sobre a lapela esquerda do paletó ou, ainda, sobre o pulôver, suéter ou jaqueta.

§ 5º O uso do DMI não substitui a carteira de identidade e deve corresponder ao posto ou graduação dela constante.

Art. 4º É proibido o uso do DMI em atividades nas quais seja vedada a presença dos militares, conforme preconizado no Estatuto dos Militares (E1- 80).

Art. 5º O militar cuja conduta possa ser considerada ofensiva à dignidade da classe, poderá ser proibido de usar o DMI por decisão do Comandante do Exército.

Art. 6º O militar que estiver usando o DMI tem ampliadas as obrigações e as responsabilidades correspondentes ao posto ou graduação, evidenciadas pelo símbolo que ostenta.

Art. 7º Os casos omissos poderão ser encaminhados pelo interessado para análise e apreciação do Comandante do Exército.

Art. 8º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Transcrito do BE nº 34 de 27 de agostro de 2010.