sexta-feira, 7 de maio de 2010

UMA DATA PARA SER LEMBRADA

DIA DA VITÒRIA - 08 Mai 1945


Há 65 anos, chegava ao final um dos episódios mais marcantes e lamentáveis deste século, a Segunda Guerra Mundial.

A guerra, cruenta e total, envolveu os cincos continentes. Para o ocidente, significou um libelo contra o despotismo e sedimentou em corações e mentes um arraigado apelo aos valores democráticos. O Brasil, agredido e ciente de suas responsabilidades internacionais, decidiu empregar o seu Poder Nacional e uniu-se ao esforço bélico que lançou povos, produção industrial e, sobretudo, vontades contra as ambições insanas de Hitler e Mussolini. As perdas brasileiras não foram poucas: 1889 vidas ceifadas, 34 navios afundados e 22 aviões abatidos.

A memória dos 30 milhões de homens e mulheres que padeceram nos seis anos de conflitos e toda a experiência paga a tão elevado preço exigem-nos redobrada atenção às lições da História e obrigam-nos a uma atuação resoluta contra as tendências que, ainda, teimam em questionar o soberano direito das nações e dos povos decidirem, eles mesmos, os seus destinos.
Infelizmente, na esfera universal, a incompatibilidade ideológica entre as potências que venceram não permitiu um melhor aproveitamento das possibilidades abertas pela vitória em tão sangrento episódio da vida contemporânea, além das expectativas de cooperação entre os aliados, surgidas quando da criação da Organização das Nações Unidas, que não se concretizaram em sua plenitude. Mas, por outro lado, no plano nacional, o Brasil pôde cimentar a sua concepção de segurança, baseada em um rígido conceito de soberania e integridade nacionais.
As múltiplas formas de atentado à vida foram corajosamente enfrentadas por brasileiros, tanto no teatro de operações europeu, como nas operações no Atlântico Sul, quando tornou-se evidente o nosso desejo de compartilhar novas relações internacionais que passaram a se desenvolver, a partir daquele 8 de maio, em um ambiente de maior concórdia.
Para a esmagadora maioria dos efetivos de nossas Forças Armadas, a Segunda Guerra Mundial é, felizmente, um episódio desligado de suas experiências pessoais.

Antes de ser um dia de comemorações é, e sempre será, um dia de reflexões, quando afloram, com mais intensidade, as recordações desse período sombrio de nossa história.
Nesta data, cessaram as hostilidades, a Alemanha Nazista capitulou, seus principais líderes morreram ou foram presos, acabou assim a guerra que ceifou milhões de vidas e que envolveu maioria dos países do nosso planeta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário