quarta-feira, 5 de maio de 2010

PARA CONHECIMENTO E REFLEXÂO - UMA LIÇÃO DE VIDA.

Honra ao Mérito! De Engraxate a General!


LEIAM ESTA LIÇÃO DE VIDA, REPASSEM, PARTICULARMENTE PARA OS JOVENS.


Brasília – Na mais recente promoção de oficiais-generais, ocorrida em 31 de março último, a ascensão ao generalato do Coronel de Intendência Expedito Alves de Lima representa, em sua plenitude, o acesso democrático que o Exército proporciona a todos os cidadãos brasileiros que almejam a carreira das armas. Abandonado pelo pai, juntamente com mais seis irmãos, e criado somente pela mãe, o jovem Expedito foi obrigado a trabalhar desde muito cedo para prover o seu sustento e da família. Admitido como engraxate no Centro Social do Regimento Santos Dumont, nas instalações do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, em 1966, com apenas 10 anos de idade, o humilde paraibano, morando no Rio de Janeiro, teve a oportunidade de conviver com as atividades castrenses e, particularmente, receber orientação, apoio e acompanhamento nos estudos por parte de Oficiais e Sargentos do Regimento.
Diariamente, o pequeno estudante e trabalhador frequentava a Companhia de Suprimento e Manutenção de Paraquedas – atual Batalhão DOMPSA –, onde, num local conhecido por “baiuca”, prestava serviços de limpeza dos “boots” dos militares que se preparavam para o lançamento aeroterrestre. Ali fez grandes amigos e foi acompanhado e orientado por muitos integrantes da OM para prestar o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Parte do dia estudava e em outra trabalhava no quartel, participando também de algumas atividades militares, principalmente da educação física. Toda a sua dedicação e sua perseverança, aliadas ao apoio e incentivo que recebeu, foram premiadas com sua aprovação no concurso da EsPCEx para o ano de 1972. A partir daí, o jovem engraxate iniciou uma carreira militar coroada de êxito, que chega ao ápice neste momento de sua promoção a oficial general, o mais alto círculo de oficiais das Forças Armadas. Em sua lembrança, a gratidão ao Exército e àqueles que o acolheram e nele confiaram é patente. Dentre tantos que o apoiaram e incentivaram, lembra-se do Maj Dias, primeiro comandante a recebê-lo na “baiuca”, do Cel Becker, Cel Rodrigues, Cel Valdir, do “Carvalhinho”, “Cavuca”, Amaro, Jair, “Milico”, Elias, Barcelos e, com carinho especial, do Sargento Menezes, que sempre acompanhava seu desempenho escolar. Recorda-se, também, do então Capitão Carvalho – já falecido, como coronel da reserva – comandante da Cia Sup Mnt Pqdt, que lhe forneceu a autorização para entrar e sair do aquartelamento. Guarda, com muita emoção, em seu coração, o momento de passagem de comando desse oficial, quando o engraxate foi o escolhido pela OM para entregar a lembrança de despedida ao capitão. Esse momento também foi a sua despedida da “baiuca”, pois dali seguiu para a EsPCEx, para iniciar sua vitoriosa carreira militar. Por tudo isso que representa, como militar e como cidadão, o General Expedito não poderia deixar de ser destacado pelo NE como Um Belo Exemplo.


OS MILITARES E OS CIVIS DO GRUPO GUARARAPES, EMBORA COM NATURAL MODÉSTIA, ENCHEM-SE DE ORGULHO POR SUA EXTRAORDINÁRIA ORGANIZAÇÃO, SEMPRE A SERVIÇO DA PÁTRIA: O EXÉRCITO BRASILEIRO – UM DOS MAIORES EXEMPLOS DE DEMOCRACIA
DESTE PAÍS. REGISTRE-SE QUE FATOS COMO ESSE NÃO SÃO RAROS. NUMA BATERIA DE UM GRUPO DE ARTLHARIA, EM FORTALEZA, LÁ PELOS MEADOS DO SÉCULO PASSADO, DOIS SOLDADOS RECRUTAS, AMBOS DE ORIGEM HUMILDE, POR SEUS CARACTERES E VALOR PESSOAL, FIZERAM CARREIRA E CHEGARAM A DISTINGUIR-SE COMO OFICIAIS DE ESCOL. DURANTE SUA VIDA COMO MILITAR DA ATIVA, O COORDENADOR GERAL DO GRUPO GUARARAPES CONHECEU MUITOS CAMARADAS, FILHOS DE ALFAIATE, DE SAPATEIRO, AGRICULTOR, DE PRAÇAS DO PRÓPRIO EXÉRCITO, DE PROFISSIONAIS DOS MAIS MODESTOS NA ESCALA SOCIAL.
NO EXÉRCITO BRASILEIRO TODOS SÃO BRASILEIROS. NÃO HÁ ÍNDIO, PRETO, BRANCO, POBRE OU RICO; HÁ, SIM, O QUE NASCEU NA TERRA SANTA CHAMADA BRASIL.
GENERAL EXPEDITO ALVES LIMA Vossa Excelência é a personalidade atual do Exército. Vossa Excelência é a VITÓRIA DO MÉRITO. Vossa Excelência sobrepujou a mediocridade. Venceu pela competência, adquirida no ESTUDO, conquanto todos os sacrifícios envolvidos para sobreviver.

PARABÉNS DO GRUPO GUARARAPES!
GENERAL TORRES DE MELO
COORDENADOR GERAL DO GRUPO GUARARAPES.
DOC -121 - 2010


A AV/53ºBIS cumprimenta o Exmo Sr Gen Expedito Alves Lima, pelo exemplo demonstrado ao longo de sua vida, uma lição que serve de orientação aos mais jovens, demonstra que com perseverança, força de vontade, competência no estudo, qualquer brasileiro, por mais humilde que tenha sido sua origem, pode ser um vitorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário