domingo, 22 de novembro de 2009

HOMENAGEM - DIA DE STA CECÌLIA - DIA DA MÚSICA.

Dia da música

Dia de Santa Cecília, Padroeira das bandas militares


Transcorre, em 22 de novembro, o “Dia da Música”, data consagrada a Santa Cecília, “Padroeira Internacional dos Músicos”, a quem os católicos brasileiros dedicam fervorosa devoção.

Santa Cecília, italiana, de família nobre, teve uma esmerada educação, muito se distinguindo no aprendizado da poesia e da música, artes a que se dedicou com denodado afinco, sendo a cítara o seu instrumento musical preferido. Por não renegar a fé cristã, Cecília foi martirizada pelos romanos, por volta do ano 230, motivo por que a Igreja católica viria a canonizar a jovem mártir.

Em 1º de fevereiro de 1932, o Presidente da República, considerando os sentimentos cristãos e artísticos do povo brasileiro, exarou o Decreto nº 21.011, ainda hoje em vigor, que prescreve o seguinte: “Artigo Único – O dia 22 de novembro fica considerado o “Dia da Música”, devendo ser comemorado pelas bandas de música militares e, bem assim, nos estabelecimentos de ensino oficial, sem prejuízo dos trabalhos escolares”.

(Texto extraído da publicação “A Tuba”, de Dez / 2000 – Ano I, nº 2, do Centro de Documentação do Exército).


Aos nossos companheiros músicos e para aqueles que embora não profissionais amam a arte músical, os parabéns da grande família "VETERANOS DO 53ºBIS¨.

Nenhum comentário:

Postar um comentário