segunda-feira, 31 de maio de 2010

ARMAS EM FUNERAL – Tenente Coronel César Luís Bezerra de SYLOS.

Lamentamos ter de informar o falecimento do Guerreiro, Ten Cel Inf César Luís Bezerra de SYLOS oficialamigo de fino trato, amigo e companheiro de muitas lutas em diversas empreitadas por esse Brasil, transmitimos aos seus familiares os nosso mais sentidos pêsames, extensivo aos seus amigos e colegas e que o Grande Arquiteto do Universo o receba com a Guarda de Honra. À família enlutada, os nossos sentimentos.


CORNETEIRO, TOQUE SILÊNCIO!


Ten Cel Inf César Luís Bezerra de SYLOS

Turma de Formação: 09 Dez 1989

Informações recebidas

Poá/29 Mai 2010 -

Tenente Coronel morre baleado em assalto a supermercado em Sapucaia do Sul

César Luís Bezerra de Sylos reagiu e foi atingido por um tiro no abdômen, diz a BM.

Três homens assaltaram um supermercado em Sapucaia do Sul, na Rua João Cândido, no bairro Piratini, e mataram o subcomandante do 18° Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel do Exército César Luis Bezerra de Sylos, 45 anos. O crime aconteceu por volta do meio-dia deste sábado.

Segundo a Brigada Militar (BM), Sylos teria estacionado o automóvel e se dirigido para a entrada do estabelecimento, deixando a filha adolescente dentro do veículo. Pouco antes de entrar no supermercado, o militar foi abordado pelos assaltantes, que exigiram as chaves do seu carro para fugir. Ele foi atingido por um tiro no abdômen e levado ao Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os assaltantes fugiram em um Palio vermelho em direção a Novo Hamburgo. Cerca de 30 pessoas estavam dentro do supermercado durante o assalto, mas ninguém ficou ferido. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul.

Retrato de suspeito de matar tenente-coronel será divulgado nesta segunda.

Jornal de Novo Hamburgo/RS

Testemunhas foram convocadas para auxiliar na descrição de características do assaltante.

Sapucaia do Sul - Deve ser divulgado hoje o retrato-falado do autor dos disparos que mataram o subcomandante do 18.º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), de Sapucaia do Sul, tenente-coronel César Luis Bezerra de Sylos, 47 anos, sábado ao meio-dia. O oficial do Exército foi atingido com três tiros durante um assalto a um mercado, no bairro Piratini. O chefe de investigação da 1.ª Delegacia de Polícia da cidade, Marcelo Dias, diz que testemunhas foram convocadas para auxiliar na descrição de características que possam ajudar a identificar os homens vistos no estabelecimento. ‘‘Os trabalhos para chegar a identidade dos suspeitos iniciaram no momento da comunicação da ocorrência. A perícia feita no local e o laudo de necropsia são fundamentais para dar seguimento as investigações.’’


Enterro em São Paulo

Subcomandante do 18º BIMtz desde fevereiro de 2009, Sylos foi sepultado ontem no Cemitério de Valinhos, em São Paulo. O Segundo Sargento do 18º BIMtz, André Yasushi Kondo, informou que o corpo do oficial foi liberado do Posto Médico Legal (PML), de Canoas, às 6 horas de ontem. ‘‘Ele foi velado no quartel em uma cerimônia restrita à família. A solenidade se estendeu até as 10h30. Depois disso, uma aeronave da Força Aérea Brasileira decolou transportando o corpo do subcomandante para a cidade de Campinas, no estado paulista.’’


BM recebe denúncias pelo 190

O Capitão do 33.º Batalhão da Polícia Militar, Rafael Barcelos Venturella, que atualmente responde pelo subcomando e que coordenou buscas aos suspeitos na data do crime, diz que o efetivo checou uma série de denúncias anônimas que chegou ao Batalhão. ‘‘O Fiat Palio, quatro portas, usado na fuga, seria produto de roubo. Por isso a preocupação do grupo em arranjar outro veículo para fugir do local do crime. Estamos cruzando informações, mas não há nada de concreto’’, diz o Capitão, lembrando que a BM apenas colabora com a investigação coordenada pela Polícia Civil.


Natural do interior de São Paulo, tenente-coronel queria "ser gaúcho"

Zero Hora

Sylos era considerado um oficial de fino trato, que conversava do mesmo modo com oficiais superiores ou recrutas.


Natural de Araçatuba, no interior de São Paulo, o Tenente Coronel do Exército César Luis Bezerra Sylos, 47 anos, vivia no Rio Grande do Sul havia pouco mais de um ano, mas já nutria um gosto especial pela terra, alimentando o desejo de ficar para sempre entre os gaúchos. Antes, havia servido no 53º Batalhão de Infantaria de Selva, em Itaituba, no Pará.


– Almoçamos juntos na quinta-feira passada em uma solenidade e conversamos longamente. Ele falou muito bem daqui. Disse que era casado com uma paraense, que estavam bem adaptados e com intenção de permanecer em definitivo – recordou o Major Ronie Coimbra, Comandante da Brigada Militar em Sapucaia do Sul.


Sylos ocupava o posto de Subcomandante do 18º BIMtz, em Sapucaia do Sul, desde fevereiro de 2009, e por conta disso mantinha estreitos contatos com a BM, a quem colaborou com a formação de 39 novos PM. Por meio da parceria, Sylos forneceu mobiliário e roupas de cama para a BM alojar os novos soldados e abriu espaço na linha de tiro do quartel para treinamentos.


O assassinato consternou oficiais do Exército no Estado.


– O sentimento de pesar é muito grande e vem a enlutar a todos nós – afirmou o Tenente Coronel José Nero Cândido Vianna, da Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sul.


Entre colegas mais próximos, Sylos era considerado um oficial de fino trato, que conversava do mesmo modo com oficiais superiores ou recrutas.


– Era uma pessoa tranquila, que gostava muito de ler sobre política – contou o Tenente Rodolfo Cardoso, do Setor de Comunicação do 18º BIMtz.


O Comandante da Unidade, Tenente Coronel Nei Leiria do Nascimento, lamentou que Sylos tenha morrido em uma fase de sucesso em sua carreira – havia sido promovido a Tenente Coronel em abril – e na vida familiar – três meses antes, comemorou o nascimento da segunda filha. Além do bebê, ele deixa a mulher e outra filha, adolescente.


A despedida de Sylos dos gaúchos ocorreu ontem em uma cerimônia reservada, no salão de honras do 18º BIMtz, onde só foi permitida a presença da família, de militares e de autoridades. Um pastor evangélico conduziu preces e, depois, o corpo foi levado em um carro fúnebre, seguido de um comboio, para a Base Aérea de Canoas, de onde seguiu, à tarde, de avião para Valinhos (SP). O sepultamento está marcado para as 10h30min de hoje no Cemitério Parque Acácias.

domingo, 30 de maio de 2010

Aniversariantes do mês de Junho.

Aniversariam no mês de Junho os seguintes associados:

Dia 03 - Sra. Maria Claudete de Jesus Teles, esposa do 3ºSgt QE da reserva Cesar de Sousa Teles.

Dia 03 – 3ºSgt QE da reserva Manoel Valter LOPES dos Santos.

Dia 05 – Cb da reserva Raimundo Nonato JESUS Damasceno Paz.

Dia 05 - Sd Lic ALENILSON Souza Santos.

Dia 06 - Sd Inf Rfm Aparecido GENUÍNO Ferreira.

Dia 06 - Sra. Rosangela Maria Lima dos Santos, esposa do Sd Saú Lic Fábio dos Santos Rocha.

Dia 07 – 3ºSgt QE da reserva Cesar de Sousa TELES.

Dia 10 - 3ºSgt Inf Lic ARAMANAHY de Menezes Couto.

Dia 12 - Sd Lic ANTONIO AILTON da Conceição.

Dia 14 – Sra. Ercilia Costa Guimarães, esposa do 3ºSgt QE da reserva Zilmo da Silva Guimarães.

Dia 19 - Sd Lic ALAN Santos Sousa.

Dia 22 – 3ºSgt MB Lic Vanderlândio Bispo de SENA.

Dia 28 - Cb Lic Leomar Bezerra BALTAZAR.

Dia 30 – 3ºSgt QE da reserva Raimundo Teixeira BARATA.

Dia 30 - 3ºSgt Inf Lic ERIBERTO da Conceição Silva.


Que o Grande Arquiteto do Universo proteja e ilumine os passos dos nossos aniversariantes, que consigam em todos os dias deste no ciclo a paz, a saúde, a harmonia no lar e o êxito nas suas atividades. São os votos da grande família "Veteranos do 53ºBIS".



PARA CONHECIMENTO - CRIADO O HINO DO MINISTÉRIO DA DEFESA.

Hino do Ministério da Defesa

Ilimar Franco

O ministro Nelson Jobim (Defesa) baixou portaria instituindo o “Hino do Ministério da Defesa”. Ele foi composto pelo Primeiro Sargento Francimar Lopes do Carmo (letra) e pelo Segundo Sargento Marilildo Caetano da Silva (música e arranjo).

O hino será executado em cerimônias do Ministério da Defesa (obrigatório), dos comandos militares, da Anac e da Infraero. O estribilho diz: “Ministério da Defesa,/ Guardião da paz surgiu,/ Vigilância permanente,/ Forte elo do Brasil”.

O Globo – Resenha do C Com SEx de 30 Mai 2010.

PARA DESOPILAR - E AÍ A BRIGA COMEÇOU.

Para rir um pouco...

Aí a briga começou...

Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim enquanto eu passava pelos canais.

Ela perguntou: "- O que tem na TV?"

Eu disse: "- Poeira..."

Aí a briga começou...

==============

Minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria para seu aniversário que estava próximo.

Ela disse: "- Quero algo que vá de 0 a 100 em cerca de 3 segundos."

Eu comprei uma balança para ela.

Aí a briga começou...

=================

Quando cheguei em casa ontem a noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar caro.

Então eu a levei ao posto de gasolina.

Aí a briga começou...

=================

Minha esposa e eu estávamos sentados numa mesa na minha reunião de colegial, e eu fiquei olhando para uma moça bêbada que balançava seu drinque enquanto estava sozinha numa mesa próxima.

Minha esposa perguntou: "- Você a conhece?"

"- Sim," disse eu, "Ela é minha antiga namorada... Eu sei que ela começou a beber logo depois que nos separamos há tantos anos, e pelo que sei ela nunca mais ficou sóbria."

"- Meu Deus!", disse minha esposa, "quem pensaria que uma pessoa poderia ficar celebrando por tanto tempo?"

Aí a briga começou...


=================

Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha idade.

Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse a mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois.

A mulher disse: "- Desabotoe sua camisa."

Então, desabotoei minha camisa deixando expostos meus cabelos crespos prateados.

Ela disse: "- Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente

para mim" e processou meu benefício.

Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa. Ela disse: "- Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido auxilio-invalidez também..."

Aí a briga começou...

=================

A mulher esta nua, olhando no espelho do quarto de dormir. Ela não está feliz com o que vê e diz para o marido: "- Sinto-me horrível; pareço velha, gorda e feia. Eu realmente preciso de um elogio seu."

O marido retruca: "Sua visão está perfeitíssima!"

Aí a briga começou...

==================

Eu levei minha esposa ao restaurante. O garçom, por algum motivo,

Anotou o meu pedido primeiro. "- Eu vou querer churrasco, mal-passado, por favor."

Ele disse: "- Você não está preocupado com a vaca louca"

"- Não, ela mesma pode fazer seu pedido."

Aí a briga começou...

===================

O marido volta do médico após uma consulta e a esposa toda

preocupada, lhe pergunta: "- E então, o que o médico lhe disse?"

De pronto, ele respondeu: "- A partir de hoje, não faremos mais amor, estou proibido de comer qualquer coisa gorda."

Aí a briga começou...


sexta-feira, 7 de maio de 2010

UMA DATA PARA SER LEMBRADA

DIA DA VITÒRIA - 08 Mai 1945


Há 65 anos, chegava ao final um dos episódios mais marcantes e lamentáveis deste século, a Segunda Guerra Mundial.

A guerra, cruenta e total, envolveu os cincos continentes. Para o ocidente, significou um libelo contra o despotismo e sedimentou em corações e mentes um arraigado apelo aos valores democráticos. O Brasil, agredido e ciente de suas responsabilidades internacionais, decidiu empregar o seu Poder Nacional e uniu-se ao esforço bélico que lançou povos, produção industrial e, sobretudo, vontades contra as ambições insanas de Hitler e Mussolini. As perdas brasileiras não foram poucas: 1889 vidas ceifadas, 34 navios afundados e 22 aviões abatidos.

A memória dos 30 milhões de homens e mulheres que padeceram nos seis anos de conflitos e toda a experiência paga a tão elevado preço exigem-nos redobrada atenção às lições da História e obrigam-nos a uma atuação resoluta contra as tendências que, ainda, teimam em questionar o soberano direito das nações e dos povos decidirem, eles mesmos, os seus destinos.
Infelizmente, na esfera universal, a incompatibilidade ideológica entre as potências que venceram não permitiu um melhor aproveitamento das possibilidades abertas pela vitória em tão sangrento episódio da vida contemporânea, além das expectativas de cooperação entre os aliados, surgidas quando da criação da Organização das Nações Unidas, que não se concretizaram em sua plenitude. Mas, por outro lado, no plano nacional, o Brasil pôde cimentar a sua concepção de segurança, baseada em um rígido conceito de soberania e integridade nacionais.
As múltiplas formas de atentado à vida foram corajosamente enfrentadas por brasileiros, tanto no teatro de operações europeu, como nas operações no Atlântico Sul, quando tornou-se evidente o nosso desejo de compartilhar novas relações internacionais que passaram a se desenvolver, a partir daquele 8 de maio, em um ambiente de maior concórdia.
Para a esmagadora maioria dos efetivos de nossas Forças Armadas, a Segunda Guerra Mundial é, felizmente, um episódio desligado de suas experiências pessoais.

Antes de ser um dia de comemorações é, e sempre será, um dia de reflexões, quando afloram, com mais intensidade, as recordações desse período sombrio de nossa história.
Nesta data, cessaram as hostilidades, a Alemanha Nazista capitulou, seus principais líderes morreram ou foram presos, acabou assim a guerra que ceifou milhões de vidas e que envolveu maioria dos países do nosso planeta.





quarta-feira, 5 de maio de 2010

PARA CONHECIMENTO E REFLEXÂO - UMA LIÇÃO DE VIDA.

Honra ao Mérito! De Engraxate a General!


LEIAM ESTA LIÇÃO DE VIDA, REPASSEM, PARTICULARMENTE PARA OS JOVENS.


Brasília – Na mais recente promoção de oficiais-generais, ocorrida em 31 de março último, a ascensão ao generalato do Coronel de Intendência Expedito Alves de Lima representa, em sua plenitude, o acesso democrático que o Exército proporciona a todos os cidadãos brasileiros que almejam a carreira das armas. Abandonado pelo pai, juntamente com mais seis irmãos, e criado somente pela mãe, o jovem Expedito foi obrigado a trabalhar desde muito cedo para prover o seu sustento e da família. Admitido como engraxate no Centro Social do Regimento Santos Dumont, nas instalações do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, em 1966, com apenas 10 anos de idade, o humilde paraibano, morando no Rio de Janeiro, teve a oportunidade de conviver com as atividades castrenses e, particularmente, receber orientação, apoio e acompanhamento nos estudos por parte de Oficiais e Sargentos do Regimento.
Diariamente, o pequeno estudante e trabalhador frequentava a Companhia de Suprimento e Manutenção de Paraquedas – atual Batalhão DOMPSA –, onde, num local conhecido por “baiuca”, prestava serviços de limpeza dos “boots” dos militares que se preparavam para o lançamento aeroterrestre. Ali fez grandes amigos e foi acompanhado e orientado por muitos integrantes da OM para prestar o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Parte do dia estudava e em outra trabalhava no quartel, participando também de algumas atividades militares, principalmente da educação física. Toda a sua dedicação e sua perseverança, aliadas ao apoio e incentivo que recebeu, foram premiadas com sua aprovação no concurso da EsPCEx para o ano de 1972. A partir daí, o jovem engraxate iniciou uma carreira militar coroada de êxito, que chega ao ápice neste momento de sua promoção a oficial general, o mais alto círculo de oficiais das Forças Armadas. Em sua lembrança, a gratidão ao Exército e àqueles que o acolheram e nele confiaram é patente. Dentre tantos que o apoiaram e incentivaram, lembra-se do Maj Dias, primeiro comandante a recebê-lo na “baiuca”, do Cel Becker, Cel Rodrigues, Cel Valdir, do “Carvalhinho”, “Cavuca”, Amaro, Jair, “Milico”, Elias, Barcelos e, com carinho especial, do Sargento Menezes, que sempre acompanhava seu desempenho escolar. Recorda-se, também, do então Capitão Carvalho – já falecido, como coronel da reserva – comandante da Cia Sup Mnt Pqdt, que lhe forneceu a autorização para entrar e sair do aquartelamento. Guarda, com muita emoção, em seu coração, o momento de passagem de comando desse oficial, quando o engraxate foi o escolhido pela OM para entregar a lembrança de despedida ao capitão. Esse momento também foi a sua despedida da “baiuca”, pois dali seguiu para a EsPCEx, para iniciar sua vitoriosa carreira militar. Por tudo isso que representa, como militar e como cidadão, o General Expedito não poderia deixar de ser destacado pelo NE como Um Belo Exemplo.


OS MILITARES E OS CIVIS DO GRUPO GUARARAPES, EMBORA COM NATURAL MODÉSTIA, ENCHEM-SE DE ORGULHO POR SUA EXTRAORDINÁRIA ORGANIZAÇÃO, SEMPRE A SERVIÇO DA PÁTRIA: O EXÉRCITO BRASILEIRO – UM DOS MAIORES EXEMPLOS DE DEMOCRACIA
DESTE PAÍS. REGISTRE-SE QUE FATOS COMO ESSE NÃO SÃO RAROS. NUMA BATERIA DE UM GRUPO DE ARTLHARIA, EM FORTALEZA, LÁ PELOS MEADOS DO SÉCULO PASSADO, DOIS SOLDADOS RECRUTAS, AMBOS DE ORIGEM HUMILDE, POR SEUS CARACTERES E VALOR PESSOAL, FIZERAM CARREIRA E CHEGARAM A DISTINGUIR-SE COMO OFICIAIS DE ESCOL. DURANTE SUA VIDA COMO MILITAR DA ATIVA, O COORDENADOR GERAL DO GRUPO GUARARAPES CONHECEU MUITOS CAMARADAS, FILHOS DE ALFAIATE, DE SAPATEIRO, AGRICULTOR, DE PRAÇAS DO PRÓPRIO EXÉRCITO, DE PROFISSIONAIS DOS MAIS MODESTOS NA ESCALA SOCIAL.
NO EXÉRCITO BRASILEIRO TODOS SÃO BRASILEIROS. NÃO HÁ ÍNDIO, PRETO, BRANCO, POBRE OU RICO; HÁ, SIM, O QUE NASCEU NA TERRA SANTA CHAMADA BRASIL.
GENERAL EXPEDITO ALVES LIMA Vossa Excelência é a personalidade atual do Exército. Vossa Excelência é a VITÓRIA DO MÉRITO. Vossa Excelência sobrepujou a mediocridade. Venceu pela competência, adquirida no ESTUDO, conquanto todos os sacrifícios envolvidos para sobreviver.

PARABÉNS DO GRUPO GUARARAPES!
GENERAL TORRES DE MELO
COORDENADOR GERAL DO GRUPO GUARARAPES.
DOC -121 - 2010


A AV/53ºBIS cumprimenta o Exmo Sr Gen Expedito Alves Lima, pelo exemplo demonstrado ao longo de sua vida, uma lição que serve de orientação aos mais jovens, demonstra que com perseverança, força de vontade, competência no estudo, qualquer brasileiro, por mais humilde que tenha sido sua origem, pode ser um vitorioso.

sábado, 1 de maio de 2010

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO.

Aniversariam no corrente mês os seguintes associados:

Dia 02 – 3ºSgt Lic José Francisco Silva de SOUZA.

Dia 03 - Cb Inf Rfm WAGNER Dias Almeida.

Dia 04 - 3ºSgt QE da reserva Macdonald LOBATO Braga.

Dia 08 - Sd Lic ALFREDO Fernando Barbosa de Brito.

Dia 10 – 3ºSgt QE da reserva ANTONIO José da Silva.

Dia 11 – 3ºSgt Inf Lic EVENILSON Mourão Aranha.

Dia 11 - Sd Lic Francisco MARQUES da Silva Filho.

Dia 12 - Sd Lic RODRIGO de Brito Sousa.

Dia 13 - Cb Inf Lic Raimundo Nonato Azevedo MORENO.

Dia 14 - Sd Lic Edvaldo Marinho PEDROSO.

Dia 15 - 3ºSgt Inf Lic Janio de Oliveira FROTA.

Dia 17 – 3ºSgt Int Lic David Rocha DE ALMEIDA.

Dia 18 – 3ºSgt QE da reserva LINDOMAR José Rodrigues dos Santos.

Dia 19 – Sra. Maria do Perpétuo Socorro Couto Barata, esposa do 3ºSgt QE da reserva Raimundo Teixeira Barata.

Dia 20 - Sd Lic ROSENILDO Bezerra de Araújo.

Dia 21 - Sd Lic PAULO SÉRGIO Nascimento de Lima.

Dia 25 - 3ºSgt Inf Lic Leonilson BEZERRA Rosa.

Dia 26 – Sra. Marlúcia Couto da Silva, esposa do 3ºSgt QE da reserva Antonio José da Silva.

Dia 28 – Cap QAO Rfm Alfredo Cândido CASTELLO BRANCO.


Que o Grande Arquiteto do Universo proteja e ilumine os passos dos nossos aniversariantes, que consigam em todos os dias deste no ciclo a paz, a saúde, a harmonia no lar e o êxito nas suas atividades. São os votos da grande familia "Veteranos do 53ºBIS".

PARA CONHECIMENTO - SEMANA DO EXÉRCITO - ALMOÇO NO 53ºBIS.

ALMOÇO NO 53ºBIS

Dando continuidade as comemorações alusivas a Semana do Exército, o 53ºBIS ofereceu no dia 23 Abr último, um almoço de confraternização e de homenagem aos aniversariantes do bimestre março/abril. A banda do Btl animou a festa tocando musicas populares contribuindo para o clima de alegria reinante entre os participantes.

A AV/53ºBIS se fez presente ao evento com uma pequena representação chefiada pelo Cap Rfm CASTELLO BRANCO.


Oficiais e demais participantes do almoço entoam em primeira mão a canção "Dragões da Selva",

adaptação brasileira da canção da LegiãoEstrangeira Francesa "Dragões do Ar".


Componentes da AV/53ºBIS presentes ao evento: da esquerda para a direita, Cb Res TIAGO, 3ºSgt QE

ZILMO, Sd Res MACIEL, 3ºSgt QE LOPES, BARATA e TEIXEIRA.



Panorama geral do evento


Nota: Pedimos desculpas pelo atraso das publicações relativas a Semana do Exército, informamos que o material fotográfico só chegou ao nosso poder no dia 30 Abr a noite.

PARA CONHECIMENTO - MEMÓRIA.


SOBRE AS FORÇAS ARMADAS

André Soares

Mestre em operações militares e diretor-presidente de Inteligência Operacional

Comemora-se em 8 de maio o Dia da Vitória, data do término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É um excelente ensejo para a sociedade brasileira refletir sobre a realidade de nossas forças armadas, porquanto a próxima guerra se avizinha. Se por um lado o Brasil se orgulha de ser um país pacifista, de honrar os lemas “ordem e progresso” da sua bandeira nacional e de se tornar uma potência mundial, por outro lado se esquece que a soberania nacional tem um elevado custo e a história demonstra que o povo que não for disposto a lutar pela sua paz, não a merece.

"Si vis pacem, para bellum” é uma antiga e sábia expressão latina que significa “se queres a paz, prepara-te para a guerra" – porque ela sempre vem. Infelizmente, nossos governantes ao longo da nossa história se embriagaram com a estupidez de achar que o pacifismo e o não imperialismo nacionais imunizariam o Brasil contra as guerras, como se essa fosse uma decisão exclusivamente unilateral.

Desde o término da guerra do Paraguai (1870), o destino nos tem proporcionado o usufruto de um período sem guerras, que estamos retribuindo com a ingratidão de mais de um século com as nossas Forças Armadas, lançadas ao ostracismo operacional. Nesse interregno, tivemos na segunda guerra mundial um evidente episódio do despreparo militar nacional, pois a participação da nossa Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquele conflito armado foi salva exclusivamente pela bravura e heroísmo dos nossos pracinhas. Entretanto, se são eles os únicos brasileiros em mais de 100 anos que realmente combateram na guerra em defesa do país, hoje não recebem sequer a devida reverência da pátria amada.

Atualmente, sob o ponto de vista de emprego militar para a defesa nacional, as Forças Armadas brasileiras são não operacionais. Isto significa que são capazes de lutar, mas não de vencer, porque tropas operacionais são forjadas nas lides do emprego em combate, e não dentro dos quartéis. Esse é o contexto das Forças Armadas brasileiras, cuja situação é idêntica ao cirurgião que nunca operou, ao engenheiro que nunca construiu, e pior, ao militar que nunca combateu, pois os nossos atuais comandantes militares, em suas longas carreiras profissionais, sequer viveram o “bom combate” como os nossos queridos e corajosos pracinhas, conquanto ostentem medalhas, muitas medalhas.

Inúmeros são os problemas desse quadro de falência múltipla como: destinação às forças armadas de ínfimos recursos orçamentários, majoritariamente empregados em despesas com pessoal e custeio; política nacional de defesa historicamente desencontrada e retórica; defasagem doutrinária de emprego militar; sucateamento do arsenal e indústria bélicos; crescente defasagem e dependência tecnológicas; vultosos e obscuros gastos com aquisição de equipamentos militares exclusivamente à mercê de critérios políticos e personalistas; deficiências de integração tático-operacional no emprego em conjunto dos elementos de combate das três forças; desvio funcional e priorização de atividades subsidiárias em detrimento das operacionais; cultura de valorização da atividade-meio e esvaziamento da atividade-fim; poder militar nacional superdimensionado, estruturado exclusivamente em ilhas de excelência das Forças Armadas; grave evasão, notadamente dos quadros de oficiais; e fuga da carreira militar por parte dos jovens brasileiros promissores que, embora vocacionados, acertadamente não se submetem a uma vida indigna de baixos vencimentos.

A comemorar, apenas o patriotismo exacerbado dos militares brasileiros, submetidos aos imperativos de uma vida totalizante, de renúncia e dedicação exclusiva ao país, embora marcada por indesejáveis privações impostas à família militar. Portanto, há muito por fazer, a começar pela rediscussão do papel constitucional das Forças Armadas brasileiras e do assistencialista serviço militar obrigatório, pois guerras não são vencidas apenas com o patriotismo de bravos soldados, mas por forças armadas profissionais e operacionais.


(Transcrito da Resenha CComSEx - O Estado de Minas de 30 Abr 2010).